sábado, 2 de maio de 2009

ENTREVISTA

Desde 1998 uma resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária condena o corte de orelhas, cordas vocais e unhas de cães e gatos. O corte de rabo ainda não está proibido embora eles não recomendem.
Infelizmente, as práticas ainda existem. E os indefesos animais acabam sendo mutilados por causa da vaidade de seus donos.



Confira a entrevista com a veterinária Susana Santos sobre o assunto.

PV: A caudectomia não é recomendada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, mas ainda não está proibida. Como você, profissional da saúde vê essa prática?
SS: A caudectomia (corte da cauda) deveria ser proibida assim como a conchectomia (corte de orelhas), cordectomia (cirurgia para animal não latir) em cães e a onicectomia (amputação das unhas) em felinos. A caudectomia não traz nenhum benefício para o animal, apenas visa a estética. A caudectomia se tornou um procedimento tão corriqueiro que muitas pessoas praticam em casa mesmo. Eu não faço a caudectomia, pois acho um sofrimento desnecessário ao animal.

PV: Como funciona o procedimento de uma caudectomia?
SS: É feita anestesia local, amputação e pontos.

PV: Já atendeu algum caso de mutilação doméstica mal sucedida, onde teve que interferir para salvar o animal?
SS: Não.

PV: A conchectomia e a cordectomia são proibidas, mas sabe-se que ainda é feita. Qual a punição para os profissionais que desrespeitarem a norma?
SS: O texto da Resolução n° 877 diz que os casos de práticas proibidas serão avaliados pela Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal (Cebea) e submetidos a apreciação do plenário do CFMV.

PV: Existe algum órgão no qual a sociedade possa fazer denúncias?
SS: As denúncias podem ser feita no Conselho Regional de Medicina Veterinária de cada estado.

PV:Quais os riscos que essas mutilações podem causar aos animais?
SS: Se forem realizadas de forma inadequada, podem resultar em estresse ao animal e infecções, que dependendo do grau podem levar o animal à morte.

PV: Existem muitos donos que procuram essas práticas?
SS: Sim, pricipalmente a caudectomia e a conchectomia em Pitt Bulls.

PV: Na sua opinião o que leva um dono a mutilar seu animal de estimação?
SS: No caso da caudectomia e conchectomia, apenas a estética. Cordectomia e onicectomia servem para evitar incômodos ao proprietário, que são naturais dos animais. De qualquer maneira, no momento em que um cão ou gato é adquirido, o proprietário deve estar ciente de seus hábitos.


Para denunciar: fiscalizacao@crmvsc.org.br ou (48)3232-7750

Postado por Andrini Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário